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Análise da interação social entre a criança com paralisia cerebral e seus familiares no contexto do brincar: possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional

Processo: 09/08037-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luciana Ramos Baleotti
Beneficiário:Ana Carla Dias Bortolotti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional   Família   Paralisia cerebral   Relações interpessoais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:familia | Interação social | Lúdico | paralisia cerebral | Terapia Ocupacional | Família e deficiência

Resumo

Os efeitos da limitação incapacitante na criança com Paralisia Cerebral (PC) podem refletir em sua capacidade de vivenciar através da brincadeira a criatividade, o conhecimento de regras, as socializações, as perdas e ganhos, as vivências que têm efeito sobre o desenvolvimento da criança. Com relação à socialização, podemos afirmar que o brincar pode ser usado como estratégia para favorecer a interação da criança com paralisia cerebral e seus familiares. O presente estudo tem como objetivo geral verificar a influência da atividade lúdica na interação social que se estabelece entre a criança com paralisia cerebral e os demais membros da família. Os objetivos específicos são identificar os brinquedos e brincadeiras que mais favorecem a interação social entre a criança com paralisia cerebral e seus familiares; identificar e avaliar as dificuldades que podem surgir durante as brincadeiras que sejam decorrentes da limitação em componentes de desempenho da criança com paralisia cerebral, bem como as dificuldades que podem ser provenientes das demandas do meio físico e dos brinquedos; propor brinquedos e brincadeiras adaptados às demandas físicas e cognitivas da criança com paralisia cerebral. A coleta de dados será realizada por meio de um Roteiro de Entrevista e por meio de filmagens da criança PC em atividades lúdicas com seus familiares. A análise de dados das entrevistas será feita pela descrição e identificação dos parceiros habituais e preferidos da criança PC durantes as brincadeiras, bem como pela descrição das atividades particulares associadas a esses parceiros, para análise da filmagem, teremos como base algumas das categorias do protocolo de avaliação do comportamento lúdico (FERLAND, 2006). (AU)

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