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Análise da Avaliação das Habilidades Motoras e de Processo - Versão Escolar aplicada às crianças de quatro a oito anos de idade com comprometimento motor

Processo: 08/10979-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luciana Ramos Baleotti
Beneficiário:Mariana Dutra Zafani
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional   Educação especial   Habilidades motoras   Desempenho físico funcional   Transtornos motores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Necessidades Educacionais Especiais | Terapia Ocupacional | transtorno motor | Educação Especial

Resumo

A Avaliação das Habilidades Motoras e de Processo - Versão Escolar (School-AMPS) é um instrumento de avaliação padronizado de terapia ocupacional, inicialmente desenvolvido por Fisher e Magalhães, em 1995, a partir da versão usada para adultos. Em 2006, Faria e Magalhães, adaptaram a School-AMPS para crianças brasileiras na faixa etária de 4 a 8 anos. A School-AMPS foi desenvolvida para medir o desempenho funcional da criança em tarefas relevantes no ambiente escolar, sendo composta por duas escalas: a motora, que mede a eficiência da pessoa ao movimentar objetos e a si própria no ambiente, e a de processo, que pontua a habilidade para organizar ações e concluir uma tarefa resolvendo possíveis problemas. A School-AMPS mapeia as habilidades do aluno por meio da observação direta do desempenho funcional, estando de acordo com as recomendações da classificação internacional de funcionalidade (CIF/OMS). Considerando que terapeutas ocupacionais podem atuar no contexto socioeducacional no intuito de colaborar para o processo de educação inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais, o presente estudo tem como objetivo avaliar e analisar os componentes motores e de processo de crianças com comprometimento motor que podem interferir no desempenho funcional de atividades escolares. Farão parte deste estudo dez crianças com diagnóstico de transtorno motor, com idades de quatro, seis e oito anos. A coleta de dados será feita por meio da observação das crianças durante a realização de tarefas pré-determinadas, tendo como base a versão brasileira da School-AMPS. Os dados serão submetidos a um instrumento conhecido por análise Rasch. (AU)

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