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Linearidade e abstração no século XIX

Processo: 97/09868-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 29 de novembro de 1998
Data de Término da vigência: 28 de novembro de 1999
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Jorge Sidney Coli Junior
Beneficiário:Jorge Sidney Coli Junior
Pesquisador Anfitrião: Robert Rosenblum
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: New York University, Estados Unidos  
Assunto(s):Pinturas (arte)   Desenho   Abstração (pensamento)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dsenho | Linearidade | Pintura

Resumo

Estudar, num sentido largo, o que pode ser chamado de "pintura abstrata" no séc. XIX", no sentido que atribui Rosenthal. O objetivo de minha pesquisa é analisar o papel da linha como instrumento da abstração, desde Flaysman, passando pelos "barbus", Girodet, Ingres, Nazarenos e Puristas. Enfim, busca-se; além do caso do pintor Victor Meirelles, houve outras repercussões dessa corrente nas Américas. (AU)

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