Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidades de aprendizagem: contribuições para a construção de alternativas para uma relação mais dialógica entre a escola e grupos de periferia urbana

Processo: 01/08522-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de novembro de 2001
Data de Término da vigência: 14 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Roseli Rodrigues de Mello
Pesquisador Anfitrião: Rosa Valls Y. Carol
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Assunto(s):Aprendizagem   Interação professor aluno   Multiculturalismo   Democratização   Periferia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alternativas Educacionais | Democratizacao | Educacao Dialogica | Multiculturalismo | Periferias Urbanas

Resumo

O projeto apresenta proposta de investigação sobre princípios e práticas das Comunidades de Aprendizagem, a ser desenvolvida junto ao Centro de Pesquisa Social e Educativa (CREA), da Universidade de Barcelona, com o objetivo de buscar construir alternativas de interação entre educadores, educados e suas famílias, em escolas de periferia urbana no Brasil. Faz parte de estudos que se voltam para a construção de alternativas de superação das exclusões produzidas pela e na escola, tendo em vista os grupos e indivíduos cuja cultura é diferente da difundida e valorizada pela instituição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)