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Técnica e poesia: 2. A visão de história no ensaísmo de Mallarmé: o dispositivo sacrificial e sua recepção pelas vanguardas do início do século XX

Processo: 08/51061-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 14 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Siscar
Beneficiário:Marcos Antonio Siscar
Pesquisador Anfitrião: Michel Deguy
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Collège International de Philosophie (CIPh), França  
Assunto(s):Poesia   Modernidade   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura | Mallarme | Modernidade Poetica | Politica | Vanguardas

Resumo

O objetivo mais abrangente do trabalho é o de analisar o modo pelo qual se configura o discurso sacrificial na chamada "modernidade", a partir da relação entre "técnica" e poesia. Mais especificamente, a partir da análise do ensaísmo de Mallarmé (reunido sob o título "Divagations") e de sua leitura pelas primeiras vanguardas do século XX, o projeto propõe compreender o modo pelo qual a ideia de "poesia pura" ("luxo", "silêncio", "hermetismo") se configura a partir de uma retórica da crise, histórica e cultural, ou seja, de certa visão de história. Trata-se de problemar o sentido mais restrito que a história literária do século XX atribuiu a essa poética, a ser encarada não exatamente como abstenção elitista, mas como resistência sacrificial. (AU)

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