Busca avançada
Ano de início
Entree

Ética e cotidiano escolar: a participação democrática em pauta

Processo: 02/06380-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Julio Roberto Groppa Aquino
Beneficiário:Julio Roberto Groppa Aquino
Pesquisador Anfitrião: Josep Maria Puig Rovira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Assunto(s):Convívio escolar   Cotidiano escolar   Interação professor aluno   Ética na educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assembleias De Classe | Convivio Escolar | Cotidiano Escolar | Educacao Em Valores | Participacao Democratica | Relacao Professor-Aluno

Resumo

O plano de trabalho visa, de modo geral, à problematização da questão ética na escolarização, por meio da análise teórica de modalidades alternativas de participação e convívio democrático no cotidiano escolar. O recorte de investigação eleito é o da proposta das "assembléias de classe" - formulação empírico-conceitual de Josep Maria Puig Rovira, catedrático da área de educação moral da Universidade de Barcelona. As atividades previstas englobam duas frentes complementares: o acompanhamento das atividades de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Educação Moral (GREM) do referido catedrático, bem como o levantamento e análise da reconhecida produção bibliográfica espanhola dedicada ao tema moralidade/educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)