Busca avançada
Ano de início
Entree

Proficiência oral em língua inglesa (POLI) de professores de inglês como língua estrangeira: percurso de uma definição

Processo: 03/03981-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Douglas Altamiro Consolo
Beneficiário:Douglas Altamiro Consolo
Pesquisador Anfitrião: Tim Francis McNamara
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Melbourne, Austrália  
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira   Avaliação do professor   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Formacao De Professores | Lingua Inglesa | Proficiencia Oral

Resumo

Esta pesquisa se propõe analisar a questão da proficiência oral em língua inglesa (POLI) de professores de inglês como língua estrangeira (ILE). O foco do trabalho será na reflexão, a partir de subsídios teóricos e experimentais, de dados que embasem o estabelecimento de parâmetros que possibilitem a definição de níveis da linguagem a serem considerados (por exemplo, o discursivo, o pragmático e o sintático) no escopo dessa proficiência. Procurar-se-á estabelecer também, dentre esses níveis de linguagem e diferentes aspectos da "competência" lingüístico-comunicativa, critérios objetivos para a caracterização da POLI desses professores, em termos de faixas de proficiência e um teste oral a ser utilizado em contextos de ensino de ILE, no cenário brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)