Bolsa 11/07443-0 - Análise do discurso, Formação de professores - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação do professor de Língua Inglesa: perspectivas a partir dos Novos Letramentos e Multiletramentos

Processo: 11/07443-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Walkyria Maria Monte Mór
Beneficiário:Marco Antônio Margarido Costa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Formação de professores   Língua inglesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | formação de professores | Língua Inglesa | Multiletramentos | novos letramentos | Língua Inglesa

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o impacto das teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos na formação de professores de Língua Inglesa. A investigação será realizada à luz da perspectiva teórica da Análise de Discurso de orientação pecheutiana, que parte do princípio de que o sentido das palavras é obtido no seu exterior linguístico, isto é, no contexto sócio-histórico-ideológico em que elas são produzidas. O objeto de estudo deste projeto será constituído por Relatórios Finais da disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa I de um curso de Letras (Língua Inglesa) de uma Universidade Pública Federal. O objetivo específico será investigar a inserção das teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos no programa de formação docente e eventuais mudanças nas práticas pedagógicas dos licenciandos, nas aulas dos minicursos oferecidos a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, três Relatórios anteriores a 2009 (data da inclusão dessas teorias no programa da disciplina) serão analisados para, em seguida, compará-los com três outros Relatórios posteriores a tal ano. Uma vez que um dos parâmetros para a elaboração dos Relatórios consiste na avaliação de como as atividades propostas sob o viés das teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos para as aulas dos minicursos foram executadas e como os alunos do Ensino Fundamental reagiram a essas atividades, os Relatórios merecem uma investigação minuciosa a fim de se obter subsídios para detectar a efetiva contribuição dessas teorias nos cursos de Licenciatura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)