Busca avançada
Ano de início
Entree

Antologias bilíngues como espaços de memória transcultural e de formação

Processo: 04/10770-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Silvana Mabel Serrani
Beneficiário:Silvana Mabel Serrani
Pesquisador Anfitrião: Lesley Bartlett
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Columbia University in the City of New York, Estados Unidos  
Assunto(s):Antologia   Análise do discurso   Formação de professores   Multiculturalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Discurso | Antologias Bilingues | Formacao De Professores | Multiculturalismo | Plurilinguismo

Resumo

O projeto visa a estudar o discurso antológico e, especificamente, as antologias bilíngües enquanto lugares de memória transcultural (P.Nora, 1996; Courtine, 1994) e enquanto materiais do componente de cultura no ensino de língua. Serão examinados os critérios de organização das principais antologias poéticas bilíngües de autores de língua portuguesa, espanhola e inglesa, editadas ou re-editadas na última década, no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos. A pesquisa prevê um estudo comparativo e transcultural em programas de formação de professores no Estado, de São Paulo e no Est. de Nova York (Bourdieu, 1992; Mignolo, 2000; Bartlett, 2003). Será realizado um banco de antologias bilíngües, com múltiplas entradas, a partir de diferentes cartografias lingüístico-literárias, tranculturais e pedagógicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)