Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma metodologia para o uso do epídoto dentro da datação por traços de fissão

Processo: 00/12630-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Julio Cesar Hadler Neto
Beneficiário:Eduardo Augusto Campos Curvo
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Minerais metálicos   Silicatos   Fissão nuclear   Geologia   Falhas (geologia estrutural)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidoto

Resumo

Em geral minerais possuem algumas partes por milhão de urânio, como impureza. O U-238 pode decair por fissão espontânea, o que gera uma zona desarranjada - o traço latente - dentro da estrutura do mineral, devido à energia dos fragmentos da fissão. A ação da temperatura pode permitir a reconstrução da rede cristalina do mineral, processo que é denominado "annealing" dos traços de fissão. Após a realização de um ataque químico conveniente os traços tem seu tamanho aumentado, o que permite observá-los ao microscópio ótico. Estudando o comprimento desses traços de fissão e a quantidade presente no mineral, pode-se inferir a idade na qual os traços começaram a ser gravados. Isso remete à formação do mineral, ou a algum evento geológico que apagou total ou parcialmente os traços pré-existentes. O predito evento geológico pode ser o surgimento de uma montanha ou um movimento de placas tectônicas. O epidoto é um mineral que possuí cerca de 200 microgramas de urânio por grama do mineral [Wagner et al., 1992] e uma temperatura de fechamento de traços superior a 300°C. Essas características, juntamente com o fato da "epidotização" ocorrer em falhas geológicas, tornam seu estudo muito atraente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CURVO, Eduardo Augusto Campos. Estudo da datação por traços de fissão em epídoto. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Campinas, SP.