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Formação continuada sobre currículo funcional para professores de alunos severamente prejudicados

Processo: 01/01267-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Morgana de Fátima Agostini Martins
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Educação especial   Capacitação de professores   Competência profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Ecologica | Capacitacao De Professores | Curriculo Funcional | Ensino Especial | Formacao Continuada | Programacao De Ensino

Resumo

Dentre as dificuldades atuais encontradas na educação dos alunos severamente prejudicados em nosso país estão a falta do conhecimento sobre as reais limitações e habilidades que essas pessoas possuem, a capacitação do profissional que os atendem e a escolha de um currículo educacional mais adequado para o desenvolvimento integral destes alunos. O presente estudo tem como objetivo elaborar e aplicar um programa de capacitação de professores embasado na Abordagem Ecológica fundamentado no Currículo Funcional/Natural, visando instrumentalizar teórica, metodológica e tecnicamente os professores de alunos severamente prejudicados. Pretende-se produzir conhecimento que possa contribuir para se analisar possíveis contribuições do referido programa, em termos de conteúdos e estratégias didáticas, no desenvolvimento de competências dos professores em interação com alunos severamente prejudicados e com suas famílias. A Abordagem Ecológica em Educação Especial é uma proposta curricular comunitária-participativa, culturalmente adaptada e apoiada no conhecimento do aluno, de seu meio e das relações recíprocas entre os mesmos; entendendo o aluno como um ser complexo e em desenvolvimento, inserido em um contexto que engloba a família, o meio social, os valores pessoais, familiares e da comunidade a que pertence, bem como o ambiente físico, geográfico e histórico. (AU)

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