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Prelúdio da ópera fosca de Carlos Gomes a superação da menoridade

Processo: 96/03158-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1998
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Maria Francisca Paez Junqueira
Beneficiário:Marcos Fernandes Pupo Nogueira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Manuscritos   Ópera   Carlos Gomes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carlos Gomes | Final Do Seculo Xix | Manuscritos Autografados | Metodos Composicionais | Obra Sinfonica | Oreludio Da Opera Fosca

Resumo

Nossa investigação se refere ao trabalho orquestral desenvolvido por Carlos Gomes nas duas versões do Prelúdio da "Ópera Fosca". Pretende ser principalmente musical ao se concentrar nas partituras autografadas e; editadas dos prelúdios, tendo por finalidade desenvolver a dissertação, analisando seus métodos composicionais e avaliando a importância dessa obra sinfônica no panorama da produção orquestral lírica do final do século XIX. O tema-hipótese, portanto, reside na seguinte pergunta: o Prelúdio possui elementos demonstrativos de que o compositor buscou superar as limitações que seu meio lhe impunha e apontar para uma escrita na qual a orquestra desempenha papel decisivo para o drama, deixando de ser simples subsidiária do canto ou mero efeito de palco? (AU)

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