Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos isotópicos e geoquímicos no domínio Canindé da faixa sergipana, nordeste do Brasil

Processo: 00/12941-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Elson Paiva de Oliveira
Beneficiário:Rosemery da Silva Nascimento
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dominio Caninde | Evolucao Crustal | Faixa Sergipana | Geocronologia | Geoquimica | Geoquimica Isotopica

Resumo

A Faixa Sergipana, localizada entre o Maciço Pernambuco-Alagoas e o Cráton São Francisco, tem sido interpretada na literatura como a parte central de um megaórogeno que tem continuidade com a Faixa Oubanguides na África, resultando da fragmentação e amalgamento do supercontinente Gondwana. Foi subdividida (Santos et al. 1988) em domínios litotectônicos: Sul-Alagoas, Canindé, Poço Redondo, Marancó, Macururé, Vaza Barris e Estância. O Domínio Canindé, tema central deste estudo, é formado por uma pilha metavulcanossedimentar intrudida por corpos graníticos e gabróicos. A literatura mostra que suas características litológicas, deformacionais e geoquímicas levaram a diversas interpretações. Silva Filho (1976) sugere a existência de um complexo ofiolítico, Oliveira & Tamey (1990) um ambiente intracontinental e Bezerra (1992) e Silva Filho (1998) uma seqüência de arco intra-oceânico. A afinidade química, idades e ambiência dessas rochas continuam indefinidas. Desta forma, o presente projeto propõe um estudo detalhado das rochas que constituem o Domínio Canindé, mediante levantamentos sistemáticos de campo, estudos petrográficos, litoquímicos, geocronológicos e de geologia isotópica, a fim de avançar no entendimento da história pré-colisional desse importante segmento crustal da geologia do Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Rosemery da Silva. Dominio Caninde, faixa sergipana, Nordeste do Brasil: um estudo geoquimico e isotopico de uma sequencia de rifte continental neoproterozoica. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.