Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de treino alimentar no cultivo intensivo do tucunaré (Cichla sp.)

Processo: 96/02853-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1996
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1998
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:José Eurico Possebon Cyrino
Beneficiário:Mônica Accaui Marcondes de Moura e Mello
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de cultivo   Produção animal   Alimentação animal   Tucunaré
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cichla Sp | Cultivo Inetnsivo | Treino Alimentar | Tucunare

Resumo

O tucunaré (Cichla sp), peixe carnívoro da Bacia amazônica, é pescado de alta qualidade além de adequado à pesca esportiva. A sua produção intensiva, assim como a de outras espécies carnívoras, enfrenta ainda grandes dificuldades, graças ao despreparo de mão-de-obra, canibalismo e a não aceitação de rações convencionais. No intuito de viabilizar o cultivo de tucunaré sob condições intensivas, será realizada uma série de experimentos de treino alimentar, cuja estratégia básica será a transição gradual dos ingredientes nas rações, onde o alimento inicial será substituído por uma seqüência de rações formuladas com níveis decrescentes deste alimento em sua composição. Serão comparados cinco tratamentos, num experimento inteiramente casualizado com três repetições. Filé de peixe será utilizado como alimento inicial. Os tucunarés que aceitarem filé de peixe serão gradualmente convertidos a uma ração final sem filé de peixe. Os alevinos, com peso vivo médio igual a 1g, serão mantidos em "hapas" de poliester, num volume igual a 30L, com 75 peixes cada e serão alimentados quatro vezes ao dia, recebendo inicialmente 15% do seu peso vivo. Serão monitorados diariamente a temperatura, o teor de oxigênio dissolvido e o pH da água. Serão observados a porcentagem de peixes que consumiram as rações - "feeders" (F), o ganho de peso (GDP), a conversão alimentar (CA) e sobrevivência (S%) em cada um dos tratamentos. Os dados experimentais, F, GDP e CA, serão submetidos a análise de variância e testes de comparações de média pelo método dos polinômios ortogonais. Os dados referentes a S% dos tucunarés serão submetidos à análise pelo método dos modelos lineares generalizados, com a utilização da distribuição binomial como componente aleatório. Será considerado um nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M. A. M. MOURA; F. KUBITZA; J. E. P. CYRINO. Condicionamento alimentar do tucunaré Cichla sp.. Rev. Bras. Biol., v. 60, n. 4, p. 645-654, . (95/09554-9, 96/02853-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Mônica Accaui Marcondes de Moura e. Estratégias de condicionamento alimentar do Tucunaré (Cichla sp). 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.