Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial produtivo e econômico do cultivo intensivo do tucunaré: desenvolvimento de reações e estratégias para condicionamento alimentar de alevinos e produção de juvenis

Processo: 95/09554-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1996
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:José Eurico Possebon Cyrino
Beneficiário:José Eurico Possebon Cyrino
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):97/03693-2 - Leonard Louis Lovshin Jr. | Auburn University/USA - Estados Unidos, AV.EXT
Assunto(s):Piscicultura  Tucunaré  Nutrição animal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Peixes Carnivoros | Tecnicas De Alimentacao | Tecnicas De Producao
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_49_76_76.pdf

Resumo

Informações sobre a biologia de muitas espécies de peixes nacionais se acumulam nos meios acadêmicos e pouco sentido fazem à agroindústria da piscicultura. Poucos são os esforços que avaliam a viabilidade econômica e o potencial de produção destas espécies, informações estas sim, de interesse da agroindústria da piscicultura. Dentre as espécies de peixes nacionais com potencial de mercado, está incluído o tucunaré, Cichla sp., espécie de hábito alimentar piscívoro, considerado por muito tempo o principal entrave na sua utilização em criações intensivas. A aplicação de técnicas de tremo alimentar e a avaliação do potencial produtivo do tucunaré sob condições de cultivo intensivo poderá abrir novas perspectivas para a piscicultura brasileira, adicionando-o ao plantel das espécies nacionais com potencial econômico para criação. O presente estudo tem como objetivos desenvolver dietas e estratégias para condicionar alevinos de tucunaré a aceitarem ração comercial, identificar potenciais flavorizantes que estimulem o consumo destas rações pela espécie, e avaliar o potencial produtivo e econômico da produção de juvenis avançados e peixes de mesa em viveiros e tanques, alimentados com ração comercial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M. A. M. MOURA; F. KUBITZA; J. E. P. CYRINO. Condicionamento alimentar do tucunaré Cichla sp.. Rev. Bras. Biol., v. 60, n. 4, p. 645-654, . (95/09554-9, 96/02853-3)