Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo autoecológico de espécies arbóreas em área reflorestada com essências nativas

Processo: 97/00860-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1997
Vigência (Término): 30 de abril de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Osvaldo Aulino da Silva
Beneficiário:Paulo Roberto Moreira
Instituição-sede: Centro de Estudos Ambientais (CEA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas florestais   Reflorestamento   Solos   Carbono   Nitrogênio   Fósforo

Resumo

Os ecossistemas florestais tropicais vêm sendo perturbados com tendência a serem definitivamente eliminados nas próximas décadas, contrastando com o grau de avanço muito pequeno nos estudos do ponto de vista ecológico, genético-evolucionário e sustentável dos mesmos. Com o objetivo de avaliar os teores de COT (Carbono Orgânico Total) NT (Nitrogênio Total), P (Fósforo) do solo e no folhedo produzido, em função da ecologia e desenvolvimento de espécies em área de regeneração artificial com essências nativas. Serão avaliadas as características dendrométricas silviculturais (sobr-evivência), eventos fonológicos das espécies eleitas para o estudo e os atributos para ciclagem de nutrientes como, produção primária de folhedo acumulado sobre o solo e características físico-químicas. A produção total e compartimentada de produção primária e variação do folhedo acumulado, associadas às determinações dos teores C/N-P e grau de desenvolvimento da vegetação, subsidiarão as conclusões com relação ao tempo necessário para recuperação do equilíbrio carbono-nitrogênio-fósforo no solo de áreas reflorestadas, o que poderá se constituir em elemento para o manejo de reflorestamentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Paulo Roberto. Contribuição ao estudo auto-ecológico de três espécies em área reflorestada com essências nativas. 111 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Centro de Estudos Ambientais. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.