Busca avançada
Ano de início
Entree

A interação verbal na construção do conhecimento: um estudo da relação professor/aluno em um contexto pré-escolar

Processo: 92/01569-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1992
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1994
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Elizabeth dos Santos Braga
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pensamento   Sociolinguística   Linguagem   Crianças   Escolas

Resumo

Este projeto de pesquisa aponta caminhos para o aprofundamento de questões relativas à estruturação do pensamento da criança a partir da análise da linguagem veiculada em sala de aula, principalmente a nível das interações entre professor e alunos, tendo como fundamento, a teoria sócio histórica do desenvolvimento humano. Aí estão incluídas questões acerca da relação linguagem e fracasso do ensino, num espaço interdisciplinar, da sociolinguística à psicologia e epistemologia. O objetivo geral é investigar os aspectos verbais constituintes do espaço formado na dinâmica discursiva da interação professor-aluno em sala de aula no contexto pré-escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar. 1995. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.