Busca avançada
Ano de início
Entree

O casting produzido pelas redes de televisão: identidade de jovens atores, fórmulas de sucesso e formas de sanção

Processo: 97/14203-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2000
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Castilho Costa
Beneficiário:Tristán David Castro-Pozo Castro
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria cultural   Programa de televisão   Rede de televisão   Atores   Estrelato   Representação (artes)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atuacao Na Midia | Estrelato | Industria Cultural | Jovens Atores | O Casting | Redes De Televisao

Resumo

O objetivo deste projeto é estudar o casting de atores, também conhecido como 'teste de distribuição de papéis' ou 'prova diante de câmeras', enfocando-o como um emergente conjunto de imagens que procede a seleção de atores para uma produção e dirige a interação dos sujeitos da performance. A pesquisa proposta analisa um amplo fenômeno de impacto qualitativo, a partir da penetração com que as redes de televisão com o suporte de outros meios de comunicação se inserem na vida cotidiana de jovens atores com anseios de sucesso. O casting como lugar que executa a escolha de atores constitui-sé num laboratório que racionaliza a reprodutividade e a lógica administrativa da indústria cultural, sob diversas estratégias como: certos estereótipos e clichês que articulam a economia de mercado do ator, os mitos provenientes da indústria cinematográfica, as convenções da linguagem teledramatúrgica e da tecnologia audiovisual e os preconceitos de ordem racial e sexual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)