Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização biológica, serológica e molecular de um alongado causador de mosqueado em maracujazeiro e determinação de sua incidência e grau de identidade com o Potyvirus do endurecimento dos frutos (Passion fruit woodness virus)

Processo: 00/07873-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Jorge Alberto Marques Rezende
Beneficiário:Ricardo Gioria
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterizacao | Incidencia | Maracujazeiro | Virus

Resumo

Entre as causas do declínio na produção de maracujá amarelo na região da Alta Paulista, uma das maiores regiões produtoras do Estado de São Paulo, estão às doenças, entre GÍSS SS de etioloyis virsi. O recente reconhecimento de um vírus alongado causador de mosqueado em maracujazeiro, aparentemente com características biológicas distintas do PWV, passou a representar mais um fator de comprometimento da produção. Neste trabalho pretende-se obter subsídios para se justificar ou não a necessidade de futuros estudos visando a determinação de danos causados a cultura por este patógeno e o desenvolvimento e incorporação pelo produtor de novas medidas de controle através das seguintes abordagens: caracterizar biológica, serológica e molecularmente este vírus alongado causador de mosqueado em maracujazeiro, estudando círculo de hospedeiros, transmissão por afídeos, estabelecendo relações serológicas com potyvirus e identificando seqüências de nucleotídeos do gene da capa protéica para determinação do grau de identidade com o PWV; determinar a provável incidência desse vírus a partir de amostras coletadas no Estado de São Paulo bem como de outras regiões e estudar o efeito deste vírus causador de mosqueado no desenvolvimento de plantas de maracujazeiro isoladamente e em interação com o PWV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIORIA, Ricardo. Caracterização biológica, serológica e molecular de uma estirpe do Passion Fruit Woodiness Virus (PWV) que infecta sistemicamente algumas cucurbitáceas.. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.