Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do subgalato de bismuto no processo de reparação: estudo experimental histológico e histométrico em ratos

Processo: 95/01623-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 07 de outubro de 1995
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1997
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Sérgio de Toledo
Beneficiário:Vinicius Augusto Tramontina
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração tecidual guiada periodontal   Reparação periodontal   Subgalato de bismuto   Hemostasia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hemostasia | Reparacao Tecidual | Subgalato De Bismuto

Resumo

O Subgalato de Bismuto (SGB) ou Gaiato Básico de Bismuto é um composto com efeito adstringente e antimicrobiano (5) usado há muitos anos em medicina em algumas patologias do aparelho digestivo e, especificamente em otorrinolaringologia, tem sido utilizado como hemostático local após tonsilectomias e adenotonsilectomias (15, 02). Extrapolando para odontologia os ótimos resultados conseguidos na hemostasia em cirurgias da orofaringe, o SGB vem sendo usado em "cirurgias ou biópsias que resultem em exposição de tecido conjuntivo e conseqüente cicatrização por segunda intenção, mostrando-se seguro e eficaz contra hemorragias trans e pós-operatórias"(8). Com isso reduz-se o tempo operatório, proporciona-se maior conforto e segurança para o paciente e tanqüilidade para o profissional. Entretanto, não se conhece suficientemente bem o efeito do do SGB no processo de reparação tecidual. A proposta do presente trabalho é analisar, histológicamente e histométricamente, os efeitos do SGB na reparação de feridas provocadas no dorso de animais de laboratório. Para tal, serão utilizados 20 Rattus norvergicus albinus (raça Wistar) controlados pelo biotério da FOP - UNICAMP; onde serão provocadas no dorso de cada animal duas feridas de dimensões iguais, padronizadas pela utilização de um "punch" padrão. O lado direito (lado controle) receberá apenas soro fisiológico 9% e o lado esquerdo (lado teste) será preenchido com o pó de Subgalato de bismuto. Os animais serão divididos em 5 grupos de 4 representantes cada sendo os mesmos sacrificados para coleta dos espécimes para histologia nos períodos de 01, 04, 07, 11 e 18 dias; após cada período se processará a análise histológica e histométrica, sendo os resultados tabulados e submetidos a teste estatístico, para se observar se houve diferença significativa entre o lado teste e o lado controle, no que concerne ao processo de reparação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRAMONTINA, Vinicius Augusto. Efeito do subgalato de bismuto no processo de reparação de feridas em dorso de ratos. Estudo experimental histologico, histometrico e fotografico. 1997. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.