Busca avançada
Ano de início
Entree

A subcultura prisional e os limites da ação da APAC sobre as políticas penais públicas: um estudo na cadeia pública de Bragança Paulista

Processo: 01/09742-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Eda Terezinha de Oliveira Tassara
Beneficiário:GUSTAVO MARTINELI MASSOLA
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prisões   Bragança Paulista (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Poder | Prisao | Psicologia Social | Sistemas Disciplinares

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar as práticas institucionais da APAC - Associação de Proteção e Assistência Carcerária - uma associação civil voltada para o trabalho com presidiários na cidade de Bragança Paulista (SP). O trabalho desenvolvido por esta instituição tem sido objeto de muito debate e atualmente representa um paradigma de política pública penitenciária no Estado, tendo seu idealizador, Nagashi Furukawa, sido nomeado Secretário da Administração Penitenciária, com a promessa de expandir esta experiência para outras cidades. Esta pesquisa apresenta duas preocupações centrais: examinar de que forma a APAC de Bragança Paulista se insere no sistema penal e, assim, como se relaciona com o Estado; e examinar em que medida a APAC se diferencia do restante do sistema penal. Outro objeto de preocupação será a posição dos presos nesta instituição e suas percepções acerca da mesma. O trabalho será desenvolvido em regime de pesquisa etnográfica, com registro em diário de campo dos contatos com a instituição pesquisada. Esses contatos se darão semanalmente, com o pesquisador desempenhando o papel de trabalhador voluntário da instituição. Também serão realizadas entrevistas com presos e, eventualmente, voluntários e funcionários da APAC. Além disso, procuraremos obter documentos acerca da instituição que nos indiquem seu papel frente ao Estado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASSOLA, GUSTAVO MARTINELI. A subcultura prisional e os limites da ação da APAC sobre as políticas penais públicas: um estudo na Cadeia Pública de Bragança Paulista. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.