Busca avançada
Ano de início
Entree

Reaprendendo a olhar a paisagem: educação ambiental através da arte (a experiência de São Paulo e Santiago do Chile)

Processo: 96/01773-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 1999
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Lisbeth Ruth Rebollo Goncalves
Beneficiário:Angela Maria Pimenta
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRO-PGRAD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Métodos de ensino   Natureza   Formação do indivíduo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente | Arte | Arte Educacao | Homem/Dimensao Social | Individuo | Natureza

Resumo

Propomos trabalhar a relação indivíduo-natureza através da educação por via da arte. Objetiva-se a sensibilização e a alfabetização visual e estética das aparências ambientais no contexto urbano. Pretende-se o reaprendizado do "olhar" a paisagem com o conhecimento de seus dados físicos, valorizar a educação ambiental (arte ambiência) corno potencialidade e recurso do fazer-criador e humanizador das questões ambientais. Estes objetivos ganham importância no processo de metropolização como parte do trabalho da pesquisa e, para coligir fundamentos prático-teóricos, serão realizados "Workshops", procedendo-se à análise de seus resultados. Daí pode decorrer subsídios para pensar o trabalho da educação ambiental. Sendo o PROLAM um programa que estimula o estudo comparado da realidade dos países latino-americanos, o presente projeto confrontará a situação da educação ambiental por meio da arte em Santiago (Chile), São Paulo (Brasil) e Havana (Cuba). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)