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Análise e tendências do processo de desenvolvimento de produto na indústria agroalimentar: estudo de casos nos segmentos de derivados de leite e de trigo

Processo: 98/01872-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:José Carlos de Toledo
Beneficiário:Claudia Yuri Mizuta
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos fermentados do leite   Qualidade da produção   Qualidade do produto   Desenvolvimento de produtos   Indústria de alimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Derivados Do Leite | Mudancas Estruturais

Resumo

O presente projeto faz parte das atividades de pesquisa do programa de pós-graduação em engenharia de produção da Universidade Federal de São Carlos (PPG-EP/UFSCar) e está inserido na linha de pesquisa "Qualidade no Desenvolvimento de Produto". Atualmente, o processo de desenvolvimento de produto é uma tarefa chave para a competitividade das empresas. Com a globalização da economia, desenvolver um novo produto sob o enfoque da visão de qualidade do produto tornou-se um diferencial importante. O processo de desenvolvimento de produto possui grande importância estratégica porque é responsável por traduzir as necessidades do mercado e transformá-las em informações técnicas à fabricação, tendo em vista a qualidade total do produto. A indústria agroalimentar, particularmente, possui algumas especificidades tais como a sazonalidade da matéria-prima, a perecibilidade dos produtos e a avaliação subjetiva do produto final, as quais influenciam, dentre outras coisas, o processo de desenvolvimento de produto. Neste trabalho serão analisadas as tendências do processo de desenvolvimento de produto agroalimentar, levando em consideração as especificidades da indústria e as mudanças estruturais que estão ocorrendo no setor. Essas mudanças são tanto do lado da produção, como por exemplo, as fusões e aquisições de empresas por parte de multinacionais no mercado brasileiro, quanto do lado do consumo, como por exemplo, os novos hábitos alimentares adquiridos de países desenvolvidos (refeições fora de casa, maior procura por pratos semi-prontos, produtos de maior valor nutritivo, produtos de baixa caloria, produtos mais naturais, outros). (AU)

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