Busca avançada
Ano de início
Entree

Matrizes tridimensionais de colágeno: elastina como suporte para a reconstrução de tecidos moles. Um estudo da integração matriz: tecido

Processo: 01/02634-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Gilberto Goissis
Beneficiário:Diderot Rodrigues Parreira
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Colágeno   Próteses e implantes   Elastina   Tecido conjuntivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colageno | Elastina | Implantes | Matrizes | Reconstrucao | Tecido Conjuntivo

Resumo

Este projeto visa estudar a integração de implantes de colágeno aniônico: elastina obtidos a partir de pericárdio bovino acelularizado e com densidade de carga negativa variável. As cargas negativas serão introduzidas na forma de grupos carboxílicos, por hidrólise seletiva e controlada de grupos carboxamidas de asparagina e glutamina contidos na estrutura primária da proteína. Serão estudados materiais hidrolisados por 24 e 48 horas de tratamento correspondendo respectivamente a 46 e 87 cargas negativas adicionais em relação ao olágeno nativo. Os implantes serão introduzidos no subcutâneo de rato por tempos de 14, 60, 120 e 180 dias. As técnicas empregadas para caracterização dos materiais e explantes serão a análise térmica, técnicas de microscopia (de luz, varredura e transmissão), associadas às colorações com Hematoxilina: Eosina, tricrômico de Gomori, Corante Elástico de Weighert e Von Kossa. O objetivo é desenvolver matrizes tridimensionais para a reconstrução de tecidos moles. Em estudos anteriores de biocompatibilidade, estes materiais foram caracterizados pela ausência de resposta inflamatória crônica, associada a evidências de integração ao tecido conjuntivo, sugerindo o alto potencial destas matrizes como materiais para a reconstrução de tecidos moles "in vivo", sem a necessidade do cultivo celular "in vitro", técnica usualmente utilizada na engenharia de tecidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PARREIRA, Diderot Rodrigues. Matrizes tridimensionais de colágeno aniônico: elastina como suporte para reconstrução de tecidos moles: um estudo da integração matriz:tecido. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.