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A contribuição da ESALQ/USP e da ESAMV/ENA para a consolidação das Ciências Agronômicas no Brasil, 1930-1950

Processo: 00/14946-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Beneficiário:Graciela de Souza Oliver
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Agronomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciencias - Brasil | Ciencias - Historia | Ciencias - Republica | Escolas Agricolas | Geociencias - Brasil | Historia - Estado Novo

Resumo

A fundação de instituições de ensino e pesquisa em agronomia no Brasil deu-se ao final do século XIX, com a criação da Escola Agrícola de Cruz das Almas (BA) em 1877, a Escola Superior de Agricultura Eliseu Maciel (RS), em 1883 e o Instituto Agronômico de Campinas (SP) em 1887. A criação e o desenvolvimento inicial dessas instituições coincidem com o surgimento dos ideais republicanos e com a abertura de novos mercados para produtos tropicais, evidenciando a agricultura como a principal indústria do país, cujo incremento viria através do ensino e pesquisa agrícola. Fundamentadas em duas situações econômicas distintas, criaram-se duas escolas de agronomia, apoiadas em projetos de ensino também distintos: primeiro a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1901) e depois a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (1910). O objetivo desse projeto é responder, entre outras, às seguintes questões: como se deu a consolidação da área de ciências agronômicas no Brasil? qual a contribuição de ambas as escolas para esse processo? como se posicionaram em relação a isso as instituições de pesquisa e ensino em ciências agronômicas recém-criadas ou já existentes? (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVER, Graciela de Souza. O papel das Escolas Superiores de Agricultura na institucionalização das ciencias agricolas no Brasil, 1930-1950: praticas academicas, curriculos e formação profissional. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.