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O papel das Escolas Superiores de Agricultura na institucionalização das ciencias agricolas no Brasil, 1930-1950: praticas academicas, curriculos e formação profissional

Texto completo
Autor(es):
Graciela de Souza Oliver
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa; Maria Amélia Mascarenhas Dantes; Amilcar Baiardi; Léa Maria Leme Strini Velho; Tamás József Márton Károly Szmrecsányi
Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Resumo

Essa tese tem por objetivo analisar o papel desempenhado pelas escolas superiores de agricultura na institucionalização das ciências agrícolas entre 1930 e 1950. As escolas analisadas foram: a Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz', a Escola Nacional de Agronomia, a Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais em Viçosa e Escola de Agricultura da Bahia. Para compreender qual a contribuição / papel dessas escolas no processo de institucionalização, busquei identificar como conceituaram e exerceram atividades científicas de acordo com o contexto local e com as demandas originadas a partir do processo de reconhecimento federal, iniciado em 1934. A hipótese central dessa pesquisa propõe que diferentes projetos políticos para a modernização da agricultura, encampados pelas escolas, estiveram baseados em diferentes tradições científicas. As duas supostas tradições teriam gerado dois modelos institucionais que, por sua vez, proporcionaram a formação de distintos profissionais de agronomia, especializações e um centro e uma periferia na área. A realização desse trabalho de pesquisa contribuiu para a construção de um perfil para cada escola e para a área de ciências agrícolas no período abordado (AU)

Processo FAPESP: 00/14946-3 - A contribuição da ESALQ/USP e da ESAMV/ENA para a consolidação das Ciências Agronômicas no Brasil, 1930-1950
Beneficiário:Graciela de Souza Oliver
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado