Busca avançada
Ano de início
Entree

Registros escolares de alunos: o que documentam sobre o processo de ensino-aprendizagem, o cotidiano e a cultura escolar?

Processo: 02/14016-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Anabela Almeida Costa e Santos
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cadernos Escolares | Ensino Fundamental | Etnografia | Psicologia Escolar | Registros Escolares

Resumo

O presente projeto de doutorado é uma decorrência do trabalho de mestrado desta pesquisadora e propõe pesquisa que pretende estudar os registros feitos pelos alunos no contexto escolar. A realização de registros, seja em cadernos, folhas soltas ou organizadas em fichários, é uma atividade bastante utilizada e valorizada nas práticas educativas. Os pesquisadores da educação têm valorizado, de modo crescente, a utilização dos registros produzidos no dia-a-dia das instituições educacionais como fontes de informação sobre aquilo que ocorre no contexto escolar. Pretende-se, por meio desta pesquisa, identificar os aspectos do processo de ensino-aprendizagem, do cotidiano e da cultura escolar que ficam documentados, além de caracterizar de que modo tais informações são registradas. Para este estudo, propõe-se a utilização de metodologia etnográfica, que possibilite o acompanhamento da produção dos registros, bem como o conhecimento do contexto em que são produzidos. Considera-se que conhecer o modo como são produzidos os registros seja de fundamental importância para sua utilização, de modo mais preciso, como fonte de informação sobre aquilo que ocorre no cotidiano escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Anabela Almeida Costa e. Cadernos e outros registros escolares da primeira etapa do ensino fundamental : um olhar da psicologia escolar crítica. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.