Busca avançada
Ano de início
Entree

Estado Novo: discurso, instituições e práticas administrativas

Processo: 00/05837-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Elide Rugai Bastos
Beneficiário:Tiago Bahia Losso
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoritarismo | Estado | Estado Novo | Pensamento Social Brasileiro | Regimes Politicos

Resumo

O Estado Novo (1937-1945) foi um regime político que encontrou na elaboração e difusão de um discurso uma de suas fontes de legitimidade perante a sociedade. A presente pesquisa tem como objetivo primordial estudar este processo, privilegiando tanto os atores sociais envolvidos nesta tarefa quanto o impacto desta elaboração intelectual nas máquinas estatal e governamental. Tem-se como hipótese a existência de um vocabulário elaborado de forma difusa antes de 1937, de onde foi retirado o léxico formador do discurso estado-novista. Este é construído com a pretensão de balizar e justificar as ações governamentais. Empreender-se-á uma análise deste léxico para a identificação dos grupos políticos/intelectuais que tiveram a prerrogativa de organizar o Estado brasileiro sob a ditadura de Vargas. Segue-se uma nova etapa investigativa, centrada na intenção de compreender a relação entre as idéias que animam o regime inaugurado em 1937 e as práticas governamentais seguintes. Como objetivo maior, pretende-se refletir de forma sistemática sobre as vicissitudes que cercam o pensar e o fazer político, tendo como objeto de estudo um momento histórico específico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOSSO, Tiago Bahia. Estado Novo: discurso, instituições e práticas administrativas. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.