Busca avançada
Ano de início
Entree

Inferência ancestral em evolução pré-biótica

Processo: 00/06044-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:José Fernando Fontanari
Beneficiário:Alexandre Colato
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/09644-9 - Evolução molecular teórica, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arvores Genealogicas | Coalescente | Evolucao Pre-Biotica | Inferencia Ancestral | Modelo De Quase-Especies | Processos De Ramificacao

Resumo

Tradicionalmente os modelos de evolução molecular pré-biótica e, em particular, o modelo de quase-espécies de Eigen têm se concentrado na evolução temporal da população molecular, conhecida a população inicial e dados os parâmetros de controle usuais: as fidelidades de replicação por monômero e as taxas de produtividade de cada molécula. Esse tipo de abordagem prospectiva contrasta com a abordagem retrospectiva da moderna genética de populações que explora os padrões de similaridade entre diferentes moléculas num dado momento a fim de obter informação sobre a história evolutiva daquelas moléculas. O objetivo do projeto de pesquisa é aplicar as técnicas de inferência ancestral utilizadas no problema da reconstrução filogenética pára tratar o problema inverso da evolução pré-biótica, a saber, dada a distribuição molecular no equilíbrio, denominada de quase-espécie, determinar os parâmetros de controle e a distribuição molecular inicial. Essa é uma questão importante do ponto de vista conceituai, pois acredita-se que abaixo do limiar de erro de replicação a informação genética é conservada na população e, portanto, poderia em princípio ser recuperada. Por outro lado, essa aplicação no campo da evolução pré-biótica servirá como teste para as teorias recentes do coalescente com seleção e mutação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLATO, Alexandre. Acúmulo de mutações em linhagens assexuadas: uma abordagem via experimentos computacionais. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.