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O discurso indireto livre e cinema político: Brasil e Itália (1964-1967)

Processo: 99/12662-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Ismail Norberto Xavier
Beneficiário:Leandro Rocha Saraiva
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Discurso indireto livre   Cinema novo   Intelectuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alegoria | Cinema Italiano | Cinema Moderno | Cinema Novo | Discurso Indireto Livre | Intelectuais

Resumo

A proposta central desse projeto é utilizar a noção de "discurso indireto livre", partindo da acepção sociologizante a ele atribuída por Pasolini, para caracterizar as formas cinematográficas criadas por cineastas brasileiros e italianos que, entre 1964-1967, empenharam-se em representar a crise do engajamento dos intelectuais nos projetos da esquerda dos dois países. Serão analisados os filmes Antes da Revolução (Bernardo Bertolucci, 1964), Gaviões e Passarinhos (Pier Paolo Pasolini, 1966), O Desafio (Paulo César Saraceni, 1965) e Terra em Transe (Glauber Rocha, 1967). A aposta é que nesse conjunto de filmes - todos contando histórias de crises dos projetos políticos e existenciais de intelectuais engajados - os tipos de variação e instabilização de ponto de vista resultam numa gama de representações significativa das opções da cultura engajada do período. (AU)

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