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Análise da capacidade e nível de serviço em rodovias de pista simples

Processo: 01/02779-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Jose Reynaldo Anselmo Setti
Beneficiário:Cintia Yumiko Egami
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Rodovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calibracao | Rodovias De Pista Simples | Validacao

Resumo

A meta principal da pesquisa proposta é analisar a capacidade e o nível de serviço em rodovias de pista simples por meio de modelos de simulação estocástica que sejam capazes de representar adequadamente os fluxos de tráfego em rodovias de pista simples no Brasil. Para isso, pretende-se utilizar dois modelos de simulação estocástica de tráfego: o TRARR, criado na Austrália pelo ARRB Transport Research Ltd. e o TWOPAS, criado nos Estados Unidos pelo Midwest Research Institute. Para o desenvolvimento do estudo proposto pretende-se: (1) recalibrar, verificar e validar o modelo TWOPAS para que ele seja capaz de simular correntes de tráfego em rodovias de pista simples brasileiras (o modelo TRARR já foi recalibrado para as condições brasileiras); (2) determinar uma estratégia para adequar e recalibrar os procedimentos propostos no HCM-2000 para análise da capacidade e nível de serviço de rodovias de pista simples para as condições brasiteiras; (3) estudar as relações entre fluxo de tráfego e as medidas de desempenho (porcentagem de tempo gasto viajando em pelotões e a velocidade média de viagem) adotadas no HCM-2000 e determinar a capacidade e os volumes de tráfego que caracterizem os níveis de serviço em rodovias de pista simples brasileiras; e (4) analisar a aplicabilidade dos parâmetros estabelecidos no HCM-2000 à determinação da capacidade e nível de serviço em rodovias de pista simples brasileiras e, caso necessário, recalibrar esses parâmetros. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EGAMI, Cintia Yumiko. Adaptação do HCM-2000 para determinação do nível de serviço em rodovias de pista simples sem faixas adicionais no Brasil. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.