Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de método para determinação de AG, as, Cd, co, Mn, Ni, Pb, e se em sangue por espectrometria de massas com fonte de plasma acoplado indutivamente (ICP-MS) utilizando diluição das Amos.

Processo: 07/01961-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fernando Barbosa Júnior
Beneficiário:Juliana Andrade Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sangue   Elementos químicos

Resumo

Nos últimos anos o biomonitoramento de elementos químicos tem se tornado uma prática comum em programas de saúde pública em países desenvolvidos, onde a busca por métodos mais sensíveis, e principalmente mais simples e mais rápidos é cada vez mais comum.Nas últimas décadas, a técnica analítica mais utilizada para o monitoramento de exposição a metais ou para avaliação de deficiência de elementos essenciais vem sendo a espectrometria de absorção com chama (FAAS) ou forno de grafite (GF AAS). Entretanto, cada vez mais os laboratórios de pesquisa clínica estão mudando seus métodos de análise baseados nesta técnica para métodos que utilizam a espectrometria de massas com fonte de plasma acoplado indutivamente (ICP-MS). Isso vem acontecendo porque a técnica de ICP-MS permite a determinação de elementos químicos em diversos tipos de amostras em concentrações numa ampla faixa linear (ng/L a mg/L), possui alta velocidade de análise, capacidade de detecção multielementar, espectro simples, habilidade para análise isotópica, além de ser um método sensível com limites de detecção compatíveis com os níveis de metais encontrados nos diversos fluidos biológicos. Além disso, esta técnica vem se tornando cada vez mais acessível em países em desenvolvimento devido à redução dos custos. Neste trabalho será desenvolvido um método rápido e simples para determinação de vários elementos químicos de forma simultânea em amostras de sangue utilizando introdução direta das amostras no ICP-MS. Para tal, serão avaliados procedimentos de calibração em meio aquoso ou utilizando método de ajuste de matriz. No diluente será avaliada utilização de etanol, butanol e propanol e diversos padrões internos como Ir, Ru, Rh, Y, Ga e In. Para validação do método serão analisados Materiais de Referência (RM) de sangue provenientes do Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque (NYSDOH) e de Referência Certificada da National Institute of Standards and Technology (NIST). Posteriormente, o método será aplicado para análise em rotina de amostras de sangue, provenientes de estudos clínicos envolvendo toxicologia ou essencialidade de metais na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Juliana Andrade. Desenvolvimento de método para determinação de Ag, As, Cd, Co, Mn, Ni, Pb e Se em sangue por espectrometria de massas com fonte de plasma acoplado indutivamente (ICP-MS) utilizando diluição das amostras em meio alcalino. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.