Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise radiográfica e microscópica comparativa entre enxerto de osso autógeno e biomaterial gen-tech em cirurgia de levantamento de seio maxilar em coelhos

Processo: 02/12614-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:José Mauro Granjeiro
Beneficiário:Cristina Miguel Sicca
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Enxerto ósseo   Defeitos ósseos   Seio maxilar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Enxerto Osseo | Implante Xenogenico | Levantamento De Seio Maxilar

Resumo

Defeitos ósseos faciais são problemas desafiadores para a cirurgia reconstrutiva de cabeça e pescoço e algumas áreas da Odontologia. Anomalias congênitas, traumas, doenças degenerativas, processos infecciosos, cirurgias ressectivas para remoção de lesão resultam em grandes perdas ósseas e, conseqüentemente, em alterações funcionais e estéticas. Nos Estados Unidos foram realizadas cerca de 450000 cirurgias de enxertos ósseos no ano de 2000 e não foram todos os casos que obtiveram resultados favoráveis. Em razão disso, é intensa a pesquisa de soluções para o auxílio do reparo ósseo. O osso autógeno é considerado o enxerto ideal na perspectiva de rejeição e potencial osteogênico. No entanto, desvantagens como uma segunda intervenção cirúrgica, volume e qualidade óssea limitada, pós-operatório desagradável, estimularam o desenvolvimento de outros tipos de materiais. O Gen-Tech é um biomaterial composto de matriz orgânica e inorgânica de osso bovino liofilizado, proteínas ósseas morfogenéticas e colágeno de origem bovina desenvolvido para auxiliar no reparo ósseo. Os componentes do Gen-Tech já foram analisados individualmente, no entanto este estudo tem o objetivo de comparar a quantidade e qualidade da neoformação óssea em cirurgia de levantamento de seio maxilar entre enxerto de osso autógeno e o implante deste material, por análises clínicas, radiográficas e microscópicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SICCA, Cristina Miguel. Análise tomográfica e histomorfométrica comparativa entre enxerto ósseo autógeno e enxerto ósseo xenogênico em cirurgia de levantamento de seio maxilar em coelhos. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.