Busca avançada
Ano de início
Entree

Problemas de dimensionamento de lotes: modelos e métodos

Processo: 96/04586-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1996
Vigência (Término): 30 de setembro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Marcos Nereu Arenales
Beneficiário:Maristela Oliveira dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Dimensionamento de lotes   Heurística   Programação da produção   Programação linear inteira mista

Resumo

Problemas de dimensionamento de lotes, os quais surgem no contexto da programação da produção, podem ser modelados como programas inteiros-mistos de grande porte, porém altamente estruturados. A aplicabilidade aliada à dificuldade de resolução de tais modelos têm desafiado pesquisadores de vários países há décadas, que os têm como objeto de estudo. Alguns modelos gerais foram publicados, porém somente casos particulares tem sido resolvidos satisfatoriamente por métodos heurísticos. Nesta pesquisa estendemos os modelos de literatura, considerando, por exemplo, as demandas em intervalos, ou as capacidades de estações de trabalho dependente de recursos injetados. Métodos de resolução serão propostos. Um estudo de caso uma indústria, com dados reais, deverá ser utilizado para avaliação do desempenho dos métodos propostos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Maristela Oliveira dos. Dimensionamento de Lotes em Máquinas Paralelas com Restrições de Capacidade em Sistemas Multiestágios. 2000. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.