Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adubação com NP e da rotação de culturas com milheto, sorgo, guandu anão e nabo forrageiro na produção de forragem e sementes em Brachiaria decumbens Stapf.

Processo: 99/12809-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Marco Eustaquio de Sa
Beneficiário:Simone Aparecida de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Adubação   Forragem   Sementes   Rotação de culturas   Brachiaria

Resumo

Neste trabalho, pretende-se estudar o efeito da adubação com NP e da rotação de culturas como uma das alternativas para o aumento da produção e qualidade de sementes e forragem em Brachiaria decumbens. Para tanto, será instalado um experimento na Fazenda de Ensino e Pesquisa da FE/ UNESP - Câmpus de Ilha Solteira, localizada em Selvíria - MS, utilizando-se as culturas do milheto, do sorgo granífero, do guandu anão e do nabo forrageiro, antes da implantação da Brachiaria decumbens, sendo que, as quatro primeiras culturas serão implantadas em abril de 2000, e posteriormente (após a retirada destas culturas) será implantada a cultura da Brachiaria decumbens. Serão utilizados 3 níveis de adubação fosfatada (0, 1- dose recomendada e 2- dobro) e dois níveis de adubação nitrogenada (0- sem e 1- com). Serão realizadas avaliações de: matéria seca das plantas, teor de macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S) e produção de grãos para as culturas de milheto, sorgo granífero, guandu anão e soja perene; e de matéria seca das plantas a cada 60 dias, produção de sementes, análise de pureza física, teste de germinação e teste de tetrazóiio para Brachiaria. O delineamento experimental utilizado será o de blocos casualizados com 30 tratamentos com 4 repetições, obtidos da combinação entre culturas + pousio (5) x níveis de fósforo (3) x níveis de nitrogênio (2). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Simone Aparecida de. Produção de forragem e de sementes de Brachiaria decumbens Stapf em função da adubação com nitrogênio e fósforo e cultura antecessora. 2002. 87 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.