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A importância econômica das estradas de ferro para o Brasil: um estudo de geografia dos transportes

Processo: 01/10541-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Pesquisador responsável:Armen Mamigonian
Beneficiário:Márcio Rogério Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte ferroviário   Logística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Concessoes De Servicos Publico | Iniciativa Privada | Logistica | Setor Ferroviario

Resumo

Este projeto tem como objetivo a continuidade das reflexões iniciadas com a pesquisa intitulada "A Importância Econômica das Estradas de Ferro para Santa Catarina: um Estudo de Geografia do Transportes". No entanto, durante a qualificação (25/09/2001) houve indicação para passagem direta para o Doutorado. Procuraremos 1) analisar o modelo de desestatização e concessão do setor ferroviário de cargas no Brasil; 2) verificar se com as novas concessionárias (iniciativa privada) houve melhorias no sistema ferroviário e quais as influências para a estrutura macroeconômica nacional (levando em consideração as indústrias de equipamentos ferroviários) e; 3) entender quais as mudanças de gerenciamento logístico foram implementadas pelas concessionárias. Assim, nossa principal intenção, no doutorado, se pautará pela comparação da eficiência do setor antes e após as concessões realizadas a partir de 1995. Portanto, para a realização do estudo geográfico sobre o setor ferroviário brasileiro pretende-se entender a história do desenvolvimento econômico nacional (a partir de 1930) articulado com as histórias das ferrovias. O principal corte temporal do trabalho resume-se a partir do final da década de 1970, quando devido ao inicio do período de crise da economia mundial há um processo acentuado de e sucateamento das infra-estruturas nacional, sobretudo, a ferroviária. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, Márcio Rogério. A importância geoeconômica das estradas de ferro no Brasil. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.