Busca avançada
Ano de início
Entree

Políticas municipais de gestão do patrimônio arqueológico

Processo: 00/11253-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 04 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Teoria e Método em Arqueologia
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Abreu Funari
Beneficiário:Placido Cali
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia Brasileira | Arqueologia Publica | Patrimonio Historico | Politicas Publicas | Preservacao | Teoria E Metodo

Resumo

Este projeto visa estudar as experiências na gestão do patrimônio arqueológico no âmbito das políticas públicas municipais, surgidas no final dos anos 70 e início de 80, seja autonomamente, através de Conselhos Municipais de Preservação ou órgãos municipais. Tais órgão podem ser Departamentos ou Diretorias específicos para coordenar as políticas municipais e executá-las através do reconhecimento, proteção, tombamento, valorização e divulgação do patrimônio cultural. Também podem ocorrer convênios entre municípios e Universidades Públicas e Privadas para a realização de trabalhos na área de arqueologia, principalmente em relação à pesquisa em sítios arqueológicos e à constituição de Museus Regionais, utilizando-se o acervo proveniente das escavações. Busca-se atingir objetivos no âmbito conceitual (que linhas teóricas e conceituais foram adotadas na formulação e execução das políticas municipais de patrimônio e quais as mudanças ao longo do tempo), político (saber qual política cultural orientou a atuação dos municípios na preservação desse patrimônio e qual o papel da arqueologia nas políticas municipais de preservação) e no âmbito dos resultados e propostas práticas (elaborar um quadro das políticas e atuações dos municípios em relação à identificação, preservação, pesquisa e promoção do patrimônio arqueológico; propor uma estratégia para a gestão desse patrimônio em nível municipal). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALI, Placido. Políticas municipais de gestão do patrimônio arqueológico. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) São Paulo.