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As representações dos professores de ciências sobre o uso de materiais e recursos para o ensino de alunos com deficiência visual

Processo: 00/10668-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 23 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel
Beneficiário:Adriano Monteiro de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Ensino de ciências   Transtornos da visão   Inclusão escolar   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Visual | Educacao Especial | Ensino De Ciencias | Inclusao | Pratica Pedagogica

Resumo

Em consideração à orientação inclusiva proposta às escolas, pela qual os alunos com necessidades educativas especiais devem ser atendidos nas salas de aula regulares, salienta-se a importância dos materiais e recursos na realização de um ensino de qualidade aos deficientes visuais, uma vez que a natureza da sua deficiência instala dificuldades ou impossibilidades no acesso e reconhecimento do meio. Fica proposta, então, uma pesquisa interpretativa centrada em analisar as representações dos professores de ciências do Ensino Fundamental sobre o uso de materiais e recursos para o ensino de seus alunos com deficiência visual, investigando a maneira como aqueles se posicionam quanto ao ensino desses alunos e, ainda, analisando referenciais sobre materiais e recursos para o ensino de alunos com deficiência visual de modo a direcionar a própria prática pedagógica do professor. Para tanto, serão sujeitos do presente estudo professores de ciências do Ensino Fundamental que estejam atendendo alunos com deficiência visual em salas de aula regulares da escola pública, no Município de São Paulo. Como instrumentos para coleta de dados, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos acima descritos. Para o tratamento das entrevistas será realizada a análise de conteúdo. As informações resultantes desse tratamento serão complementadas pela análise documental do plano de ensino dos professores e da proposta pedagógica da escola. (AU)

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