Busca avançada
Ano de início
Entree

Consciência fonológica na linguagem escrita de surdos e de crianças com distúrbio de aprendizagem

Processo: 00/04381-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria da Piedade Resende da Costa
Beneficiário:Joseli Soares Brazorotto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia   Aprendizagem   Deficiência auditiva   Surdez
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consciencia Fonologica | Disturbio De Aprendizagem | Surdez/Deficiencia Auditiva

Resumo

A descoberta da relação entre a aprendizagem da leitura e escrita e a consciência dos sons que compõem a fala em uma ortografia alfabética tem sido descrita como um dos grandes sucessos da pscicologia moderna, sendo que, a consciência da fonologia ou do sistema sonoro da língua desenvolve-se gradualmente, à medida que a criança vai tornando-se consciente de palavras, sílabas e fonemas como unidades identificáveis. Atualmente sabe-se que os processos de leitura e escrita podem ser facilitados pela Consciência Fonológica e esta tem sido objeto de pesquisas nas áreas de Distúrbios de Leitura e Escrita e Aprendizagem Escolar, contudo a literatura não relata estudos em relação a esta Consciência e a Linguagem Escrita de crianças surdas, as quais apresentam dificuldades no processo de Leitura e Escrita, além das dificuldades de fala, devido ao déficit na recepção sensorial das informações, sendo que crianças com Distúrbio de Aprendizagem, têm igualmente prejuízos no aprendizado da Leitura e Escrita e dificuldade para integrar os elementos simbólicos percebidos na unidade de uma palavra ou frase. Deste modo, o objeto de estudo do presente trabalho será avaliar e comparar entre os grupos descritos (crianças surdas e crianças com Distúrbio de Aprendizagem) e um grupo controle, a relação da Consciência Fonológica em sua Linguagem Escrita, utilizando avaliações já padronizadas, realizando a análise de todas as suas relações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)