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Gestão da qualidade em organizações do terceiro setor

Processo: 00/00354-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2001
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Márcia Terra da Silva
Beneficiário:Cristiano Rocha Heckert
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão de qualidade   Terceiro setor   Avaliação de serviços
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestao | Qualidade | Servicos | Terceiro Setor

Resumo

O estudo da Gestão da Qualidade tem sido um dos principais tópicos da Engenharia de Produção nos últimos anos. Primeiramente aplicada ao setor industrial, mais recentemente esta análise se voltou também para o setor de serviços. Dentre a enorme variedade de serviços existentes, um segmento que tem crescido bastante em importância é o das organizações sem fins lucrativos, também conhecidas como organizações do terceiro setor. Dado o caráter eminentemente voluntário da grande maioria das pessoas que trabalham nestas organizações, atualmente poucas delas são geridas de uma forma profissional. Isto traz forte impacto na estrutura organizacional destas empresas e, principalmente, em sua organização do trabalho. Contudo, a adoção de uma gestão profissional tem se tornado cada vez mais obrigatória para as organizações do terceiro setor, principalmente devido ao seu crescimento e à transferência de responsabilidades do Estado para a iniciativa privada. Neste sentido, o desenvolvimento de modelos de gestão próprios para este tipo de organização torna-se fundamental para aumentar a eficiência de suas operações. Dentro do sistema de operações de uma empresa, um componente essencial é a Gestão da Qualidade, que engloba desde seu conceito até o uso de dimensões, indicadores e modelos. A proposta deste trabalho é estudar o conceito de Qualidade nas organizações do terceiro setor e a maneira como ela é avaliada nestes serviços. Através da análise dos indicadores e dimensões da Qualidade utilizados neste setor, procuraremos fornecer um instrumental para que os gestores destas entidades saibam como organizar seus recursos, principalmente humanos, de forma a aumentar as possibilidades de sucesso e sobrevivência de suas empresas. Neste sentido, levantaremos, ainda, uma discussão sobre a relação entre os indicadores de Qualidade utilizados e a forma como o trabalho é organizado nas empresas sem fins lucrativos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HECKERT, Cristiano Rocha. Qualidade de serviços nas organizações do terceiro setor .. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.