Busca avançada
Ano de início
Entree


Qualidade de serviços nas organizações do terceiro setor .

Texto completo
Autor(es):
Cristiano Rocha Heckert
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. , gráficos, ilustrações, tabelas.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcia Terra da Silva; Rosa Maria Fischer; Roberto Gilioli Rotondaro
Orientador: Marcia Terra da Silva
Área do conhecimento: Engenharias - Engenharia de Produção
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca Central da Escola Politécnica; EPBC/FD-2822; Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Biblioteca de Engenharia de Produção; EPRO/FD-2822
Resumo

Esta Dissertação discute a qualidade de serviços nas organizações do terceiro setor. Sendo o tema ainda pouco trabalhado pela Engenharia de Produção no Brasil, é realizada uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia de estudo de caso. Através de revisão da literatura e de pesquisa de campo efetuada em organizações selecionadas, são estudados os aspectos organizacionais e administrativos do terceiro setor, verificando as particularidades existentes na aplicação do conceito de qualidade de serviços (expectativas X percepção dos clientes) naquelas instituições. Conclui-se que esta não pode ser conduzida da mesma forma que nas empresas de mercado. Devem ser observadas três características típicas das organizações do terceiro setor: não apresentam um único cliente, mas diversos stakeholders representando este papel; cada um destes atores possui distintas expectativas com relação à instituição e apresenta diferentes critérios de avaliação da qualidade de seus serviços; e, em função de valores como justiça e solidariedade, fundamentais neste tipo de organização, o processo de prestação de serviços assume especial relevância, sendo muitas vezes mais importante do que os resultados obtidos. (AU)

Processo FAPESP: 00/00354-7 - Gestão da qualidade em organizações do terceiro setor
Beneficiário:Cristiano Rocha Heckert
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado