Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre a apreciação do humor: teste empírico do modelo da lógica do absurdo de Palmer

Processo: 01/11480-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Emma Otta
Beneficiário:Flavio Luiz Hirschfeld
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Criatividade   Humor   Estímulos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criatividade | Humor | Propriedades Do Estimulo | Senso De Humor

Resumo

Este trabalho pretende, numa primeira parte, testar empiricamente um desdobramento da teoria de humor, sugerida por Jerry Palmer em 1987, em seu livro "Lógica do Absurdo", referente ao efeito que a variável plausibilidade tem na apreciação do humor e na sua distinção de outros estímulos não cômicos (como a metáfora). Para isso, pretende-se empregar diversos tipos de estímulos que contenham implausibilidade: a) naturalísticos verbais e não verbais: piadas, tiras cômicas, metáforas e imagens "surrealistas" (grafismos de Escher) e b) piadas (e metáforas) artificiais que, embora tenham maiores limites quanto a sua hilariedade, em comparação com piadas naturalísticas, permitem quantificar e manipular variáveis de forma mais rigorosa. Estas piadas (e metáforas) artificiais serão construídas utilizando-se uma metodologia fundamentada na abordagem de interação de domínios (categorias). Além da plausibilidade, outros parâmetros dos estímulos, tais como surpresa e complexidade, e suas implicações afetivas, serão examinados. Pretende-se também investigar a contribuição (o efeito interativo) de características pessoais na apreciação dos estímulos, particularmente senso de humor (avaliado pelo Questionário de Resposta a Humor Sítuacional de Martin e Lefcourt) e criatividade/produção divergente (avaliada pelo Teste de Criatividade de Torrence). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)