Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de varistores a partir do sistema SnO2-ZnO-WO3

Processo: 02/12482-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Leinig Antonio Perazolli
Beneficiário:Ubirajara Coleto Júnior
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Dopagem eletrônica   Sinterização   Materiais cerâmicos

Resumo

São crescentes os estudos de cerâmicas de alta tecnologia (dentre eles varistor), mostrando-se uma linha de pesquisa promissora. Portanto este projeto vem estudar e verificar as potencialidades do sistema SnO2-ZnO-WO3 aditivados com Nb2O5, AI2O3 Cr2O3, Mn2O3, CoO, CuO, VCI3 para a obtenção de varistores cerâmicos. Desta maneira o Sn02 será dopado, através do método convencional de mistura de óxidos por moinho de bolas, com concentração de 1,0 mol% de ZnO, mais 0,01 mol% de WO3 adicionando-se 0,025 e 0,050 mol% de cada aditivo. O pó resultante será prensado na forma de cilindros e sinterizados em dilatômetro à 1350ºC e 1400ºC, por 4h em atmosfera de O2, através dos resultados obtidos, por dilatometria, pretende-se estabelecer a constante de heating rate em função de cada dopante. Será realizado ensaio de BET nos pós a serem estudados. Por estudos de microscopia eletrônica de varredura pretende-se determinar o tamanho médio de grãos (G), a tensão obtida por grão (EG), a altura, largura e. barreira de potencial formada entre os grãos. Das análises de caracterização elétrica serão obtidos os coeficientes de não linearidade (alfa), as tensões de ruptura (Er), e as correntes de fuga (If). Através de ensaios de impedância será determinada a resistência dos grãos e de seus contornos. Será realizado MET apenas com as amostras que derem os melhores resultados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Ubirajara Coleto. Propriedades varistoras de sistemas a base de 'SN''OIND.2' dopados con 'ZN''O', 'W''OIND.3', 'NBIND.2''OIND.5', 'ALIND.2''OIND.3', 'CRIND.2''OIND.3', 'MN''OIND.2', 'CO''O', 'CU''O', 'V''CLIND.3'. 2005. 124 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.