Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinética de cristalização de mulita pelo método de Avrami utilizando nucleação controlada

Processo: 00/01683-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Gilmar Patrocínio Thim
Beneficiário:André Luiz Campos
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Mulita   Processo sol-gel   Propriedades termomecânicas

Resumo

Mulita é um material que tem sido intensivamente estudado em função de suas propriedades químicas, físicas e mecânicas. Tais propriedades tem possibilitado a sua utilização em peças sujeitas a grandes esforços termo-mecânicos. Mulita tem sido sintetizada por vários métodos: pós reativos, sol-gel, etc. A síntese de mulita pelo processo sol-gel tem sido muito estudado, diversas rotas de sínteses têm sido propostas. Com isto, a caracterização das diversas rotas estão muito bem caracterizadas. Portanto, a mulita, sendo um material altamente estável, com rotas de síntese via sol-gel bastante estabelecidas, torna-se um material adequado ao estudo cinétido de cristalização de sólidos. O modelo cinético JMAK tem sido utilizado para estudos de processos de cristalização. Novas argumentações teóricas têm sido propostas ao método, de modo a melhor ajustá-lo aos resultados experimentais. No entanto, vários parâmetros matemáticos utilizados na sua formulação são difíceis de obter experimentalmente, ficando - estes parâmetros - embutidos dentro de algumas constantes. A proposta de trabalho é semear núcleos de mulita, durante a etapa de preparação do sol, de modo a obter os parâmetros da concentração de núcleos, probabilidade de transformação, fator de forma e velocidade de adição. Determinando a equação cinética estendida, verificando qual é o fator limitante da velocidade da reação, permitindo eventualmente diminuir o tempo/temperatura da reação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, André Luiz. Cinética de cristalização de mulita pelo método de Avrami, utilizando nucleação controlada. 2002. 114 f. Dissertação de Mestrado - Brasil. Ministério da Defesa. Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.