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A construção discursiva da renovação escolar no Distrito Federal na década de 1920

Processo: 99/00710-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1999
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:André Luiz Paulilo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Política educacional   Distrito Federal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura | Discurso | Educacao | Historia | Reforma | Representacao

Resumo

Com a proposta de compreender a reforma da instrução pública, no Distrito Federal, na década de 1920, como um discurso que articulou formas de composição social e regeneração de costumes a partir da organização de um sistema educacional democrático, este trabalho, procura investigar as estratégias que a Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal utilizou para efetivação do seu projeto educativo. Apoiada num método que enfatizava a prática, seu discurso também mostrou-se atuante. Estendeu-se a outras áreas institucionais, principalmente a médica, para realizar um esquadrinhamento técnico necessário à preparação das novas gerações para a "vida social do seu tempo". Nesse sentido, a reforma da instrução no DF trouxe ao discurso educacional novos conteúdos sociais, de modo a instituí-los nas práticas pedagógicas. A pesquisa procura estudar como se construiu esse discurso de renovação escolar na década de 1920 centrando a análise na fonte primária, especificamente nos periódicos da época da reforma Fernando de Azevedo. (AU)

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