Busca avançada
Ano de início
Entree

Jequitinhonha: Vale, vida, verde, verso e viola

Processo: 97/03939-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Neusa Maria Mendes de Gusmão
Beneficiário:Vanda Aparecida da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade social   Analfabetismo   Evasão escolar   Jovens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analfabetismo | Cultura | Evasao Escolar | Organizacao Popular | Poder | Vale Do Jequinhonha

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a construção das identidades dos jovens de Chapada do Norte - MG, tal como elas se mostram com suas articulações nos modos de ser, de sentir e de representar-se visando fornecer pistas para os projetos que pretendam diminuir a evasão escolar e/ou repetência escolar e o analfabetismo na região do Vale do Jequitinhonha - MG, bem como, contribuir para o conhecimento destes jovens do sertão mineiro. Através dos depoimentos, esta pesquisa investiga rapazes e moças entre 15 e 25 anos de idade para descobrir como estes jovens atribuem sentido às suas vidas mediante os cruzamentos de expectativas e frustrações e os conflitos originados por influências culturais externas, tais como TV, rádio, migração sazonal, etc. que comunicam outros significados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Vanda Aparecida da. Eles não tem nada na cabeça...: jovens do sertão mineiro entre a tradição e a mudança. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.