Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e comparação das técnicas de Nested-PCR, imunohistoquímica e hibridização "in situ" na detecção do Vírus Respiratório Sincicial Bovino (BRSV)

Processo: 00/04385-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Clarice Weis Arns
Beneficiário:Renata Servan de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O vírus respiratório sincicial bovino (BRSV) é responsável por enfermidades respiratórias de grande importância na espécie bovina, causando significativas perdas econômicas no rebanho comercial. No Brasil, a prevalência de anticorpos específicos para o BRSV em soros bovinos é alta, semelhante àquela encontrada em países amplamente afetados pela doença. O diagnóstico laboratorial das infecções por BRSV é mais comumente realizado através de técnicas sorológicas, uma vez que o seu crescimento em cultivos celulares ou em animais experimentais é limitado, não sendo o isolamento viral o procedimento mais indicado. No entanto, limitações com relação às técnicas sorológicas existem como o tempo necessário para a realização e, provavelmente, a obtenção de resultados falso-negativos. Por estes motivos se faz necessária a existência de técnicas laboratoriais que detectem a partícula viral diretamente em amostras clínicas, de forma rápida, sensível e específica, proporcionando um diagnóstico preciso. O presente projeto visa o desenvolvimento e a comparação das técnicas de imuno-histoquímica, hibridização in situ e nested-PCR na detecção do BRSV em cortes histológicos de órgãos de camundongos BAtB/c experimentalmente infectados e posterior utilização destas técnicas em amostras clínicas provenientes de bovinos de campo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Renata Servan de. Adaptação e comparação das tecnicas de RT-nested-PCR e imuno-histoquimica no diagnostico do virus respiratorio sincicial bovino (BRSV). 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.