Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos modelos de comunicação na eficácia das intervenções em saúde pública

Processo: 98/05634-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1998
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Eduardo Massad
Beneficiário:Patricia Julia Logulo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação em saúde   Vacinação em massa   Saúde pública   Atenção à saúde   Controle de doenças transmissíveis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campanha | Comunicacao | Modelo Comunicativo | Prevencao | Saude Publica | Vacinacao

Resumo

O trabalho propõe estudo retrospectivo dos modelos de comunicação - informações veiculadas em TV, rádio, jornais e veículos alternativos, com panfletos distribuídos por postos de saúde - que apoiaram a campanha de intervenção em saúde pública desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, especificamente a de sarampo. O objetivo é avaliar o papel desses modelos na eficácia da campanha - ou seja, na efetiva vacinação da população conforme a meta proposta pela Secretaria - e medir o alcance da informação conforme o modelo de comunicação, a região a que a divulgação se dirigiu e a população que absorveu ou não as orientações veiculadas. Serão utilizados métodos de análise lógica difusa (Fuzzy Logic) para a organização dos dados coletados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRICIA LOGULLO; HERÁCLITO BARBOSA DE CARVALHO; RENATA SACONI; EDUARDO MASSAD. Fatores que afetam a adesão ao calendário de vacinação contra o sarampo numa cidade brasileira. São Paulo Medical Journal, v. 126, n. 3, p. 166-171, . (98/05634-6)