Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do comportamento experimental de um sistema de filtração lenta com mantas sintéticas não tecidas

Processo: 96/01712-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1996
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:José Euclides Stipp Paterniani
Beneficiário:Rogerio Staciarini
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de água   Filtração lenta   Qualidade da água
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filtracao Lenta | Mantas Sinteticas Nao Tecidas | Tratamento De Agua

Resumo

A filtração lenta é uma tecnologia alternativa de tratamento de águas de abastecimento, que vem crescentemente sendo utilizada, principalmente por não necessitar de mão de obra especializada e ser um sistema de simples construção e manutenção atendendo às necessidades de comunidades rurais e pequenos assentamentos populacionais. Entretanto, a qualidade da água bruta e a limpeza dos filtros são fatores limitantes ao uso da filtração lenta. Segundo, MBWETTE; GRAHAM e Dl BERNARDO et all, pode ser adequado o uso de mantas sintéticas não tecidas na filtração lenta, como forma de facilitar a operação de limpeza dos filtros. As vantagens da utilização de mantas vão mais além, pois por possuírem alta porosidade em relação à superfície específica, as mantas proporcionam ao filtro maior duração na carreira de filtração, possibilitando assim a redução da carga hidráulica disponível nos filtros e maior eficiência na retenção de impurezas. Nos ensaios de utilização de manias na filtração lenta, nota-se um grande número de fatores interferindo nos resultados, que se apresentam independentes e sem critérios estatísticos que analiticamente possibilitem correlacionar as diferentes variáveis consideradas. O objetivo desse trabalho, fundamenta-se na realização de análises estatísticas de dados obtidos numa instalação de filtração lenta e correlação das características das mantas sintéticas não tecidas com o tempo de funcionamento dos filtros e com os parâmetros de qualidade da água filtrada. Serão utilizados neste trabalho dados experimentais obtidos por PATERNIANI (21), em uma instalação piloto de filtração lenta localizada no Campus da Escola de Engenharia de São Carlos/USP. Nas análises estatísticas que serão realizadas em etapas, os dados serão agrupados em ensaios com delineamento inteiramente casualizado, considerando-se diferentes características do meio filtrante como tratamento e cinco repetições referentes aos filtros. A metodologia empregada se caracterizará pelo teste F e o teste Tukey e as análises serão feitas utilizando o software estatístico SANEST/ESALQ/USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STACIARINI, Rogério. Analise do comportamento experimental de um sistema de filtração lenta com mantas sinteticas não tecidas. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agricola Campinas, SP.