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Identificação de condições de risco para problemas emocionais e de comportamento em crianças na fase escolar cadastradas em um núcleo de atenção primária e Saúde da Família

Processo: 02/08129-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edna Maria Marturano
Beneficiário:Silvia Helena Tortul Ferriolli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condicoes De Risco | Fase Escolar | Fatores De Protecao | Problemas De Comportamento | Problemas Emocionais | Programa De Saude Da Familia

Resumo

Este projeto tem por objetivos: identificar, em crianças de seis a 12 anos cadastrada em um Núcleo de Atenção Primária e Saúde da Família, aquelas em risco para distúrbios psicossociais; verificar a prevalência e a intensidade dos sintomas; caracterizar suas famílias quanto aos recursos promotores e fatores de risco ao desenvolvimento da criança nessa faixa etária; verificar a associação entre variáveis psicossociais e a persistência dos sintomas emocionais/comportamentais, após um período de seis a oito meses. As famílias serão caracterizadas quanto aos recursos promotores e fatores adversos que podem interferir no desenvolvimento saudável da criança, tais como instabilidade familiar e estresse materno. Será verificada a associação entre características do ambiente familiar e indicadores de ajustamento e desempenho escolar da criança. Com o propósito de averiguar a evolução dos sintomas, emocionais/comportamentais apresentados pelas crianças ao longo de um período de tempo, estas serão reavaliadas após 6 a 8 meses da avaliação inicial. Será investigada a associação entre variáveis ambientais e Indicadores de estabilidade ou mudança nos perfis comportamentais. A pesquisa se justifica pela crescente necessidade de identificação dos problemas de saúde mental em crianças na fase escolar e seus fatores de risco e proteção. Essas informações contribuirão para a implantação de estratégias preventivas direcionadas a essa população. (AU)

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